Engrossando a massa das mamães que cospem para cima, estou eu aqui. Como contei aqui, estou enfrentando alguns problemas em relação a amamentação. O que está acontecendo é que a fome da Pietrinha está maior do que o leite que a mamãe consegue produzir. Depois de 1 semana de tentativas – porque primeiro filho é assim, tentativa e erro, ontem passamos uma ótima noite.
Então vou começar a contar de onde parei no último post sobre o assunto. Como havia falado, minha tinha tia veio aqui em casa e deu algumas dicas que foram:
– Se a Pietra está sugando é porque tem leite;
– Ela tem que ficar o tempo que quiser no peito para o leite mais gordo, que é o que fica no “fundo” do seio poder sair;
– É esse leite que vai saciá-la.
Então, resolvi passar mais uma noite só no peito. Resultado, ela acordou 23h, 2h, 4h e 6h. Detalhe. Com a barriga roncando.
E ai para o bem dela e para o bem da minha sanidade mental resolvi dar o complemento. E ontem fiz isso. A última mamada do dia, a de 23h 30, ofereci 100 ml de Aptamil, ela só mamou 80, mas foi suficiente para chegar até às 4h da manhã, quando minha mãe pôs ela para dormir de novo e só acordou 5h 20. Nessa hora ela mamou no peito e só acordou 8h 30. Perfeito!
Então vamos aos sentimentos. Porque se não tiver um tiquinho de culpa não é mãe, certo?
Sentimento 1: me senti meio egoísta sabe. Como se estivesse abrindo mão das mamadas noturnas da minha filha para eu dormir melhor. Depois pensando bem, concluí que não. Dormir bem é bom para todo mundo, não só para mim. Crianças crescem enquanto dormem, e como a pediatra dela disse, ninguém precisa comer de madrugada.
Sentimento 2: fracasso. Eu só substituí uma mamada, mas mesmo assim senti que não dei conta. Quando engravidei li absolutamente tudo que encontrei a respeito de gravidez e crianças. Idealizei meus sonhos românticos em relação a vários assuntos. E é claro que amamentação exclusiva era uma delas.
Opa, depois do parto normal que virou cesária, essa é a segunda coisa que jurava de pés juntos que não faria. Pois é, é melhor jurar depois de passar.
Bjs
Helena
Amiga que bom que a Pietra aceitou bem a mamadeira….
Não tenha esses sentimentos…
Vc é tão mae como qualquer mãe que cuida de seu filho…
Como vc disse dormi bem é pra todos afinal o dia é longo com esses babys…
Bjosss
É verdade, nem sempre as coisas são tão simples como a gente idealiza em se tratando de maternidade: eu também idealizei muito o parto normal e não foi possivel como eu sonhava. E a amamentação exclusiva até consegui, mas não foi fácil…
Não se sinta culpada não, Helena, o importante é a Pietra estar com saúde e vc bem e com disposição no dia seguinte.
Beijos
É verdade Lauri. Vc é uma guerreira!
Bjkas
Força prima!
Pense pelo lado positivo, vc substituiu apenas UMA mamada, todas as outras continuam sendo exclusivamente no peito!
Não tenho dúvida alguma de que daqui a pouquinho tudo se encaixará de forma perfeita!